Simjazz Concerto – Clube Da Esquina

A Simjazz Orquestra, sob direção artística, regência e arranjos de Edu Martins, apresenta O Clube Da Esquina, um concerto dedicado à obra de Milton Nascimento, Lô Borges e seus parceiros. O espetáculo conduz o público por uma jornada simbólica de transformação pelo álbum, lançado em 1972, considerado uma das obras mais influentes da música popular brasileira.

Lô Borges havia confirmado presença neste concerto no início de novembro. A produção, em vias de adquirir as passagens, recebeu a notícia da internação, naquele momento, ainda cercada de silêncio público. Os desdobramentos trágicos do incidente, que culminaram em sua partida, suspenderam não apenas os preparativos, mas inscreveram outra camada de sentido à apresentação. A Simjazz realiza agora este concerto como homenagem àquele que, ao lado de Milton Nascimento, arquitetou as harmonias e melodias que fundaram a estética singular do álbum, um legado que, paradoxalmente, ganha ainda mais ressonância na ausência de seu criador.

O repertório segue a ordem original das faixas, sendo as primeiras nove músicas do álbum Clube da Esquina e três últimas do Clube da Esquina 2, e busca revelar uma estrutura narrativa em três atos: a inquietação, a travessia e a transformação. O primeiro ato reúne músicas como Tudo o que Você Podia Ser, Cais, O Trem Azul e Clube da Esquina nº2. É o ponto de partida da narrativa, marcada pela ideia de movimento e desejo de mudança. No segundo ato o espetáculo assume um tom introspectivo e mais instrumental, com obras como Paisagem da Janela, Cravo e Canela, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo e Saídas e Bandeiras, que representam o percurso interior e o reconhecimento de si mesmo. E o terceiro ato apresenta Nada Será Como Antes, Nascente, O Que Foi Feito Devera e Maria Maria, encerrando o concerto com o tema da renovação e da construção de um novo começo.

O concerto retoma esse percurso com uma proposta cênica que privilegia o essencial: luz, sombra e projeções minimalistas conduzem o público por uma experiência musical e poética. O repertório do Clube da Esquina se desdobra não apenas como nostalgia, mas como espelho: o lugar onde é possível se reconhecer e também se reinventar. “O que Milton Nascimento, Lô Borges e seus companheiros de esquina inventaram há décadas permanece absolutamente contemporâneo ao nosso desassossego. Suas canções carregam a geometria exata de certas perguntas que não envelhecem: o que você podia ser, o que foi feito de tudo o que a gente sonhou, o que será feito agora que nada permanece como antes", comenta Edu Martins.

Baixista, compositor e arranjador, Martins desenvolve o concerto como uma “arquitetura sonora” baseada na integração entre música brasileira e jazz. Nesta apresentação, a Simjazz interpreta o repertório do Clube da Esquina como uma “cartografia da metamorfose possível”, utilizando o repertório como um roteiro de passagem e reinvenção.

Clube da Esquina Gravado por Milton Nascimento e por Lô Borges com a participação de um coletivo de músicos mineiros, Clube da Esquina reúne uma mistura de MPB, rock, folk e pop. Produzido em um período de tensão política durante a ditadura militar, o álbum explora temas como amizade, liberdade e juventude, e consolidou o grupo homônimo como um marco na história da música brasileira.

Viabilizado por meio do Ministério da Cultura - Governo Federal, via Lei Rouanet, o projeto conta com patrocínio da Pasteur Cosmiatria e apoio cultural do Instituto de Cultura da PUCRS, TVE e Fm Cultura.

PROGRAMA

PRIMEIRO ATO – O Despertar da Inquietação

Abertura/Tudo o Que Você Podia Ser

Lô Borges | Márcio Borges
Vocal: Rodrigo Fischmann Solo/improviso: Luiz Mauro “Maurinho” Filho (piano)

Cais

Milton Nascimento | Ronaldo Bastos
Vocal: Marilia Piovesan

O Trem Azul

Lô Borges | Ronaldo Bastos
Vocal: Rodrigo Fischmann Solo/improviso: Ronaldo Pereira (sax tenor)

Clube da Esquina Nº2

Lô Borges | Márcio Borges | Milton Nascimento
Vocal: Rodrigo Fischmann Solo/improviso: Érique Hanel (sax alto)

SEGUNDO ATO – A Travessia do Espelho

Paisagem da Janela

Lô Borges | Fernando Brant
Instrumental Solo/improviso: ⁨Luiz Mauro "Maurinho" Filho (piano)⁩ e Bruno Silva⁩ (trompete)

Cravo e Canela

Milton Nascimento | Ronaldo Bastos
Instrumental Solo/improviso: ⁨Franco Salvadoretti⁩ (flauta)

Um Girassol da Cor do Seu Cabelo

Lô Borges | Márcio Borges
Vocal: Marilia Piovesan

Saídas e Bandeiras

Milton Nascimento | Fernando Brant
Instrumental Solo/improviso: Érique Hanel (sax alto) e Ronaldo Pereira (sax tenor)

TERCEIRO ATO - A Síntese Transformadora

Nada Será Como Antes

Milton Nascimento | Ronaldo Bastos
Vocal: Rodrigo Fischmann

Nascente

Milton Nascimento | Fernando Brant
Vocal: Marilia Piovesan

O Que Foi Feito Devera

Milton Nascimento | Fernando Brant
Vocal: Marilia Piovesan

Maria, Maria

Milton Nascimento | Fernando Brant
Instrumental Solo/improviso: ⁨Bruno Silva (trompete)

Próximo
Próximo

Das margens do Mississipi ao palco global: as origens da música popular